Mostra de Teatro no Ônibus

[Divisor]

[Divisor]

A mostra parte do pressuposto de que a arte é um direito público, das pessoas, tal qual a saúde e a educação.

Após montar três espetáculos, a Zózima Trupe chegou a um dos principais momentos de sua trajetória. Em outubro de 2009, realizou, em parceria com a São Paulo Transportes (SPTrans), responsável pelo transporte coletivo municipal sobre rodas, a primeira edição do projeto Arte Expressa – Mostra de Teatro no Ônibus da cidade de São Paulo. O apoio da SPTrans se deu meramente na cessão do espaço para as apresentações.

Nesse projeto a encenação teatral foi lançada para uma outra realidade: doze grupos de teatro foram convidados para encenar peças curtas em ônibus que circulam no Expresso Tiradentes, num percurso que vai do centro da cidade ao bairro do Sacomã e à região de Heliópolis, a maior favela paulistana. Esquetes e intervenções cênicas foram apresentadas para mais de 4.500 pessoas ao longo de uma semana. 

Uma das principais características da Mostra foi o convite a jovens grupos de teatro, com até dois anos de pesquisa, com o objetivo de estimular a continuidade de seus trabalhos. A ação do projeto Arte Expressa possibilitou à milhares de famílias dos bairros, vilas, distritos, cidades e regiões que receberam as ações um primeiro encontro com as artes cênicas, a música, a contação de histórias e a literatura.

A Mostra de Teatro no Ônibus também foi contemplada posteriormente pelo Proac 14/2015, tendo assim sua segunda edição em 2016. Os coletivos Agrupamento Andar7 e a Cia. Asfalto de Poesia foram convidados pela Trupe, por sua proximidade e ânsia de aprofundar a pesquisa do teatro no ônibus. Além delas, compreendendo que nem sempre um edital de chamamento de projetos é a forma mais inclusiva de realizar uma seleção, abrimos a possibilidade de realizar entrevistas ao invés de apenas receber projetos.

Após essa etapa, os grupos selecionados - Café com Farinha, Núcleo Opereta, Saída Discreta Pela Porta dos Fundos e os já citados Andar7 e Asfalto de Poesia - realizaram oficinas-carpintarias ministradas por artistas-pesquisadores da Zózima e convidados sobre práticas e pesquisas artísticas da Trupe e sobre produção cultural.

De 7 de junho à 26 de julho de 2016 se deram as apresentações da II Mostra de Teatro no Ônibus, todas no veículo da Trupe, estacionado no Terminal Parque Dom Pedro II - ou partindo dele. No total, oito apresentações de cinco grupos diferentes. Em comum, o ônibus como possibilidade de espaço cênico e de democratização do acesso à arte.