Projetos

[Divisor]

Ao longo de nossa trajetória como Trupe, desenvolvemos uma série de projetos pela cidade de São Paulo. Para tanto, políticas públicas e leis de incentivo à cultura são fundamentais. Elas garantem o apoio, a manutenção e a elaboração de ações de trabalho continuado de pesquisa e produção artística.

Especificamente em nossa cidade, a Lei de Fomento ao Teatro (lei nº 13.297/02), em vigor desde 2002, é um marco importante dentro das políticas públicas voltadas para a cultura no país. São dois editais anuais que selecionam até trinta projetos por ano entre grupos que realizam pesquisa continuada em teatro. A Zózima Trupe foi contemplada em duas edições, recebendo portanto financiamento municipal para realizar uma série de atividades. Com estes recursos, residimos artisticamente em um terminal de transporte público e promovemos encenações dentro do ônibus. Além da criação de espetáculos, os projetos propunham uma série de ações gratuitas e também resultaram em dois documentários.

Dentro das políticas públicas estaduais, destacam-se os editais do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC). Em 2015 a Trupe foi contemplada pelo Edital 44/2014 do ProAC para a manutenção da ação Toda Terça Tem Trabalho, Tem Também Teatro!, que já vinha sendo realizada sem nenhum patrocínio, sendo fruto da articulação dos integrantes da Zózima e de convidados que desde o início perceberam o potencial da atividade em questão.

A ação Toda Terça Tem Trabalho, Tem Também Teatro! aconteceu, ao longo de três anos, dentro da residência artística do Terminal Parque Dom Pedro II, realizada pela Trupe entre 2009 e 2016 no escopo do projeto Arte Expressa. Durante esses oito anos, foram propostos diversos projetos no espaço do terminal urbano - como a Mostra de Teatro no Ônibus e uma série de ações formativas dentro de pesquisas da Zózima.

Acreditamos na importância da elaboração destes projetos tanto no sentido da manutenção da pesquisa continuada da Zózima Trupe quanto por compreender a potência que existe na transformação de espaços marginalizados, vistos como lugares de passagem, em locais de reflexão, arte e convívio.

A Zózima Trupe segue constantemente à procura de maneiras de garantir a existência e a continuidade da pesquisa, seja por meio de editais e leis de incentivo, parcerias, busca por investidores e também nossa organização interna. Tal questão está diretamente vinculada ao movimento de pesquisa do grupo sobre produção.

É preciso resistir. Residir. Ocupar os espaços. Permanecer. Trabalhar.